Home / Destaque / O Sintramacon-DF quer o fechamento do comércio de materiais aos domingos

O Sintramacon-DF quer o fechamento do comércio de materiais aos domingos

trabalho-aos-domingos-final2

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista de Materiais de Construção (Sintramacon-DF) inicia, em março, uma campanha pelo fechamento do comércio de materiais de construção aos domingos.  O primeiro passo será a campanha de esclarecimento da população sobre o que vem ocorrendo no setor, com o funcionamento do comércio nestes dias.

De acordo com Luciana de Moraes, presidente do sindicato, houve aumento no número de falências no setor, provocado pela concentração de vendas pelos grandes empresários, únicos que têm condições de arcar com o prejuízo provocado pela abertura do comércio no primeiro dia de cada semana.

“De uma forma geral, o mercado de trabalho está diminuindo, já que as pequenas empresas não conseguem arcar com os custos. Ou seja, em vez de gerar mais receita para o Distrito Federal, a abertura aos domingos provoca redução de renda. É lesivo não apenas para os trabalhadores como para toda a sociedade, já que com o fechamento das lojas, há menos concorrência e consequentemente preços mais caros”, avaliou.

De acordo com ela, a segunda etapa da campanha é a realização de assembleias regionais para mobilizar a categoria a aderir em massa ao movimento e aprovar a inclusão da obrigatoriedade de fechamento das lojas na Convenção Coletiva de Trabalho, conforme estabelece a legislação.

A estimativa é a de o que setor é formado por 44 mil trabalhadores, que cumprem jornada de trabalho de 44 horas semanais. Atualmente, a empresa que abre aos domingos é obrigada a pagar um adicional de 50% sobre o dia trabalhado, além de pagar transporte e alimentação.

Mais informações:

Sintramacon-DF

3224-0371

Veja Também

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

A família Sintramacon-DF deseja a todos um feliz Natal e um próspero ano novo! Que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*